Share
Tweet
Share
Share
Cabo Verde acolhe, a partir de hoje, 11, e até amanhã, 12 de setembro, o 2º Fórum Lusófono de Governação da Internet. O evento será realizado no Hotel Vulcão, na Cidade Velha, e no Hotel Praia Mar, na cidade da Praia. A organização está a cargo da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME).
O fórum contará com a presença de representantes de diversos países lusófonos e terá como foco principal a discussão sobre a integração da língua portuguesa na internet e o impacto da Inteligência Artificial (IA).
O Vice-primeiro-ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, presidirá a cerimônia de abertura.
O evento visa reafirmar os compromissos da Carta de São Paulo, que destaca o caráter pluricêntrico da língua portuguesa e seu papel na promoção da paz e do diálogo intercultural.
Promover cooperação
Esta decisão de sediar o fórum em Cabo Verde foi tomada durante o primeiro Fórum Lusófono de Governação da Internet, realizado em São Paulo, Brasil, em setembro de 2023.
O programa do fórum inclui painéis sobre Inteligência Artificial e Língua Portuguesa, ética e vieses na IA, desafios e impactos da IA nas sociedades lusófonas, inclusão digital e tecnologias emergentes.
O evento visa promover a cooperação entre os países lusófonos e discutir estratégias para a governação da Internet e a inclusão digital.