São Tomé (São Tomé e Príncipe), 24 Dez. 2024 (STP-Press) – A principal agremiação desportiva do distrito de Mé-Zóchi, o Trindade Futebol Clube, acaba de anunciar a intenção de lutar pelo pódio do Campeonato Nacional na próxima época desportiva que se avizinha em São Tomé e Príncipe.
Este desejo foi manifestado pelo novo treinador do clube, Denylson Cunha, que regressa dois anos depois ao comando da equipa principal, operando uma reestruturação da equipa, compreendendo o reforço do plantel com novos jogadores.
“Desta vez queremos ser campeões a nível nacional, é o que a direcção pediu a equipa e estamos a trabalhar neste sentido. Por isso estamos a exigir muito dos jogadores”, disse Denylson Cunha.
Para o efeito, Denylson conta com reforços vindos de vários quadrantes do país, dos quais Folha Féde, Vitória do Riboque, Sporting de Praia Cruz, Cruz Vermelha e Varzim Futebol Clube, mas, sobretudo do Inter de Bombom onde esteve no ano transacto.
Denylson Cunha que é também um dos críticos da disputa do Campeonato São-tomense, insiste que para haver a verdade desportiva as autoridades deveriam alterar o modelo de realização do campeonato no país, viabilizando um modelo de disputa em simultâneo entre as ilhas de São Tomé e do Príncipe, na perspectiva de se apurar um verdadeiro Campeão Nacional.
“Eu não concordo com este modelo da disputa a duas mãos para se encontrar um Campeão Nacional. Na ilha do Príncipe, com esse modelo, nenhuma equipa desce de divisão”, lamentou sugerindo que a direcção da federação da modalidade deve mudar para um modelo mais equilibrado e justo.
Recorde-se que Trindade Futebol Clube é a única equipa criada no período colonial e que disputou a prova naquela altura, mas que não tem nenhum título de campeão, tendo campeonato concluído o último campeonato da 1ª divisão em nono lugar.
Em São Tomé e Príncipe a lista de compões na história do futebol no país são nomeadamente o Praia Cruz, Vitória do Riboque, Operários Futebol Clube, Caixão Grande, Sundy, Inter de Bombom, Guadalupe, Sporting do Príncipe, Santana Futebol Clube, Desportivo de Sundy, Desportivo Militar 6 de Setembro, Andorinha Sport Clube e Agro Sport Monte Café.
Fim/MD/LM
STP-Press