Decisivo? Talvez. Importante? Sem sombra de dúvida. Quis o destino que, depois do Restelo e de Alvalade, o dérbi feminino voltasse a ser jogado num dos principais palcos do futebol português: a Luz. Se o Sporting levou a melhor na Supertaça (1-2), o Benfica respondeu na primeira volta do Campeonato Nacional (0-2) e, fruto desse triunfo, entrou em campo este sábado com mais três pontos que o rival, pelo que a vitória podia ser decisiva rumo à conquista do pentacampeonato. Por outro lado, as leoas recuperaram com Micael Sequeira e, em caso de triunfo, relançavam as contas a sete jornadas do fim.
“As jornadas têm sido todas exigentes. Perdemos pontos quando poucos esperavam e isso define aquilo que é o nosso Campeonato. Não adianta vencer este jogo se não continuarmos a ganhar de forma consistente. É mais um jogo importante, como todos os outros. É isso que torna a equipa consistente. Sabemos que vamos defrontar o segundo classificado e isso pode influenciar a confiança da equipa. Portanto, este jogo é importante, como todos os outros. Luz? Ficamos contentes, gostamos de jogar em grandes estádios. Gostamos de jogar futebol e de dignificar o nosso clube da melhor forma. Todos os jogos são um presente bem recebido”, anteviu Filipa Patão.
PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR
“Mentalmente a equipa está muito forte. É uma componente que nos preocupa sempre. Da minha perspetiva, o plano individual será muito importante, pois o jogo pode ser decidido pela equipa com mais inspiração e mais concentração. O lado mental terá um papel fundamental neste dérbi. Decisivo? Não é tão certo assim. Acredito que ainda se vão perder alguns pontos. Há equipas que estão a evoluir e nesta segunda volta a tendência é melhorarem. Essa é a visão que tenho deste lado. Luz? É um fator muito positivo para a evolução do futebol feminino. É fantástico para as jogadoras e uma grande oportunidade para as pessoas irem ao estádio e constatarem essa evolução”, partilhou, por sua vez, Sequeira.
Hoje, às 17h00, o nosso ponto de encontro é ????????????????. ????️❤️
???? Até já, Benfiquistas!???? #SLBenficaFem vs. Sporting CP
????️ Bilhetes: https://t.co/pY3UyeoGsz pic.twitter.com/KntiQTLWXq— SL Benfica (@SLBenfica) February 1, 2025
Relativamente às últimas partida, Patão fez cinco alterações, com Ucheibe, Carole Costa, Marit Lund, Nycole Raysla e Andreia Norton a entrarem na equipa. Já Sequeira promoveu apenas duas novidades: Maiara Niehues e Telma Encarnação. Com praticamente 20 mil espectadores nas bancadas do anfiteatro encarnado, o jogo até começou de feição para as leoas, que conquistaram um penálti logo a abrir, depois de Catarina Amado ter rasteirado Cláudia Neto (4′). Chamada a converter, Maiara não desperdiçou, atirou colocado e bateu Lena Pauels (6′).
A partir daí, o Benfica começou a carregar em busca do empate, mas o Sporting continuou mais perigoso no ataque, com Maiara a desperdiçar o bis por pouco, depois de Pauels ter feito uma grande intervenção (13′). Na resposta, Cristina Martín-Prieto desferiu um remate cruzado e rasteiro que saiu ligeiramente ao lado (14′). Pouco depois, Lúcia Alves cobrou um canto na direita, Carole Costa desviou ao primeiro poste e a avançada espanhola encostou de cabeça para o empate à entrada da pequena área (17′).
Dérbi na #LigaBPI empatado a um com Maiara e Martín-Prieto a serem as protagonistas dos golos! ????????????#Canal11 #FutebolEmPortuguês pic.twitter.com/9AUPJfZvW5
— Canal 11 (@Canal_11Oficial) February 1, 2025
O jogo continuou animado com o empate e, praticamente logo a seguir ao golo encarnado, Andreia Faria atirou à trave após um grande passe de Ucheibe (19′). Na resposta, Diana Silva criou duas oportunidades seguidas, mas Pauels levou a melhor (23′). O ritmo do desafio continuou altíssimo e, em mais um contra-golpe, Andreia Faria descobriu Lúcia na direita, a ala tentou com um remate cruzado, mas a bola passou perto do poste (29′). Pouco depois, Anna Gasper tirou um cruzamento na esquerda e Martín-Prieto cabeceou para defesa de Hannah Seabert (34′), naquela que foi a última oportunidade de primeiro tempo apoteótico (1-1).
A etapa complementar começou bem mais morna e só animou depois de Maiara obrigar Lena Pauels a aplicar-se (61′). Na sequência do canto, Telma Encarnação cabecou por cima, ao primeiro poste (62′). Já dentro dos últimos 20 minutos, Brittany Raphino apareceu isolada nas costas da defesa encarnada, entrou na área e, no frente a frente com Pauels, atirou ligeiramente por cima (72′). Na resposta, Nycole descobriu Lúcia Alves solta de marcação, mas a portuguesa atirou para defesa de Seabert (73′). O resultado não sofreu mais alterações e permitiu ao Benfica segurar a liderança, com mais três pontos que o Sporting. Assim, as águias são a única equipa de depende de si para se sagrar campeã.
#SLBenficaFem | ⏹️ Termina o dérbi, com um ponto para cada equipa.
⚽ Cristina Martín-Prieto#LojasEspacoCasa #Europcar #Glassdrive #Auditiv @adidasfootball pic.twitter.com/qXCBeh5CAa
— SL Benfica (@SLBenfica) February 1, 2025