Os reguladores do sistema financeiro angolano, nomeadamente, a Agência Reguladora de Seguros de Angola (ARSEG) e a Comissão do Mercado de Capitais (CMC), estão com os boards actualizados . Elmer Serrão vai agora assumir a pasta de PCA da CMC, enquanto Filomena Manjata, até então administradora Executiva, sobe para PCA da ARSEG. As mexidas foram feitas esta semana pelo presidente da república, segundo apurou o Expansão.
O conselho de administração da CMC também tem dois novos membros. Foram nomeados para as funções de administradores Executivos, Herlander Sandro Afonso Diogo e Vasco João Mendes Januário, substituindo assim Ludmila Cardoso dos Santos Dange e Sidney Júlio Pereira Teixeira. Já Nádia Kelly Pinheiro Graça Pinto e Edna Mascarenhas foram reconduzidas aos cargos de administradoras executivas do regulador do mercado de capitais.
O cenário na ARSEG não foi diferente. A subida da Filomena Manjata abriu espaço para Adelmiro Gonçalves, até então director Jurídico da ARSEG, ocupar o cargo de administrador executivo, ao lado de Jesus Manuel Teixeira que foi reconduzido.
Afinal qual é o currículo dos novos PCAs?
Elmer Vivaldo de Sousa Serrão, de 41 anos de idade, é licenciado em direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, tendo concretizado posteriormente o Mestrado em Administração de Negócios (MBA) com especialização em Negócios Internacionais pela School of Business and Management, National University em Los Angeles (EUA). Elmer Serrão, iniciou o seu percurso profissional em 2012 ingressando nos quadros da CMC como técnico sénior do Gabinete de Supervisão e Contencioso, sendo posteriormente nomeado director do Gabinete Jurídico e de Contencioso. Em Setembro de 2016 passou a assumir o cargo administrador Executivo na mesma instituição, ficando responsável pelo pelouro de Regulação e Serviços Jurídicos, cargo que exerceu até Novembro de 2019, altura em que foi nomeado PCA da ARSEG.
Por sua vez, Filomena Rossana Airosa Manjata é licenciada em Contabilidade e Administração, pela Universidade Católica de Angola (UCAN) e tem mestrado em administração de negócios (MBA-atlântico) pelas universidades católicas do Porto, Luanda, e Rio de Janeiro, Pós-graduação em Contabilidade e Finanças Empresariais, pela Católica Lisbon School of Business and Economics.
Iniciou o seu percurso profissional como assistente de contabilidade do Banco Comercial do Huambo (BCH) e logo a seguir ingressou aos quadros do Banco BIC. É ainda professora Assistente da Faculdade de Economia da na Universidade Metodista Angola, leccionando as cadeiras de Contabilidade I e II e a cadeira de Contabilidade das Instituições de Crédito.
Ingressou no Instituto de Supervisão de Seguros, em 2011, como Técnica da Direção de Supervisão e Inspeção. Em 2016 é chamada a exercer a função de técnica especialista do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico. Em 2018, é nomeada directora do Gabinete de Estudos e Planeamento Estratégico, até assumir, em Novembro de 2019, o cargo de administradora da ARSEG, responsável pelo pelouro Técnico, que vinha desempenhando até à data.