Amanhã, 15 de novembro, São Tomé e Príncipe acolhe a sexta edição da Quinzena da Cidadania, sob o lema “Vida Digna e Participação”. Este evento, promovido pelos projetos “Melhor Governação, Mais Direitos, Mais Cidadania” e “Observatório das Políticas e da Governação de São Tomé e Príncipe”, visa fortalecer o papel das crianças, jovens e adultos na construção de uma sociedade mais democrática e inclusiva.
Durante duas semanas, a Quinzena da Cidadania trará uma série de atividades distribuídas pela capital e pelos distritos de Lobata, Lembá e Caué. O programa inclui uma feira do livro, conferências, workshops, um concerto pela Orquestra Infantil Rizoma e a exibição do documentário “Entre Dois Mundos: Histórias de Emigração de São Tomé e Príncipe a Portugal”. Além disso, será apresentado o relatório sobre o acesso aos Direitos Humanos no país e será realizado um debate televisivo sobre a Lei de Acesso à Informação. Outro destaque é a conferência “Caminhos para a Sustentabilidade do Mar em São Tomé e Príncipe” e um diálogo sobre a implementação de um orçamento participativo ao nível local.
A iniciativa é liderada pela Federação das ONG’s de São Tomé e Príncipe (FONG STP), em parceria com a Associação para a Cooperação Entre os Povos, a Associação dos Jornalistas Santomenses e a Associação Santomense de Mulheres Juristas, contando ainda com o apoio da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.
Para consultar o programa completo e ficar por dentro de todos os detalhes da 6ª Quinzena da Cidadania, visite o blogue Sociedade Civil STP.
Este evento representa uma oportunidade de celebração e reflexão sobre os direitos fundamentais e a participação ativa de cada cidadão na sociedade.