Fundador da Osklen, o designer Oskar Metsavaht não se considera um empresário. “Tive que empreender a minha criatividade”, afirmou neste episódio de The Business of Life. “Sou um negócio de mim mesmo.”
Natural de Caxias do Sul, Oskar se formou em medicina na UFRJ, com especialização em ortopedia e traumatologia do esporte. O interesse pela moda só foi aparecer em 1986, quando ele tinha 25 anos e participou de uma expedição nos Andes como médico e alpinista.
Para essa expedição, desenvolveu algumas dezenas de casacos e calças – e percebeu que poderia unir sua paixão pelo esporte, seus conhecimentos mais técnicos (em anatomia e ergonomia, por exemplo) e seu talento artístico.
Quando voltou, recebeu novos pedidos e viu ali uma oportunidade de negócio. Em 1989, decidiu fundar a Osklen, que começou em uma pequena loja em Búzios, no Rio de Janeiro.
“A Osklen sempre foi, para mim, universal. Percebi que o mundo desejava o nosso estilo de vida ligado à natureza, saudável, alegre,” contou a Nilton Bonder neste episódio de The Business of Life.
O “não empresário” também incluiu a sustentabilidade no modelo de negócio. Desde 2011, acumula também o título de embaixador da Boa Vontade da Unesco para Cultura da Paz e Sustentabilidade.
Aos 63 anos, Oskar diz realizado, mas não estagnado. “Tenho interesse em contar histórias, seja por meio da moda, da arte ou da fotografia. Tudo o que crio é movido pelo desejo de transformar ideias em realidade.”
Também disponível em Podcast.