Daniel Chapo, candidato presidencial da FRELIMO, foi esta segunda-feira (23.12) declarado vencedor das eleições presidenciais de 9 de outubro de 2024 pelo Conselho Constitucional (CC). Chapo deverá ser o quinto Presidente de Moçambique independente.
Segundo o CC, Chapo obteve 65,17% dos votos, o candidato que manda no país, Venâncio Mondlane apoiado pelo Podemos, conseguiu 24,19%, o líder da RENAMO, Ossufo Momade, alcançou 6,62% e o líder do MDM, Lutero Simango, conseguiu 4,02%
Num discurso na sede do seu partido, Daniel chapo falou aos seus correligionários e à imprensa, após o anúncio do CC: “Cabe a cada um de nós zelar pela paz. Aproveito [para] reafirmar o meu compromisso de manter a paz e harminia social.” Falou em união sem ódio entre irmãos”, merecendo aplausos.
“Este país pertence a todos moçambicanos, independentemente da origem étnica, racial ou religiosa”. garantiu.
Tensão em Moçambique: FRELIMO percebeu a mensagem?
Promessas de reformas e de diálogo
“Asseguro que a vossa voz foi ouvida e vamos trabalhar”, assegurou aos partidos políticos o novo Presidente que prometeu ainda trabalhar em prol das reformas.
“O diálogo vai permitir reforçarmos cada vez mais a democracia e o sucesso como um povo. Só seremos uma nação se soubermos ouvirmos uns aos outros”, sublinhou.
Chapo manifestou também o seu compromisso para com o povo moçambicano, porque segundo ele: “Nasci na pobreza, já acordei sem saber o que comer, já vendi manga na rua […] para conseguir comprar papel e lápis. Nunca me esquecerei das minhas raízes humildes.”
“Esta vitória não és só minha e nem da FRELIMO, é do povo moçambicano”, enfatizou.
E finalizando o discurso, Daniel Chapo acrescentou: “Queria desejar um feliz natal a todos o moçambicanos e um feliz dia da Família, do Rovuma ao Maputo. E desejar boas saídas e boas entradas para 2025, sucessos para todos!”
(Em atualização)