Share
Tweet
Share
Share
Nascido na ilha do Sal, em Santa Maria, Rui Oliveira, conhecido artisticamente como Rui Skate, é um músico instrumental de piano e outros teclados que há anos vem conquistando o público com sua arte. Com 49 anos e uma carreira de mais de duas décadas, Rui Skate é um exemplo de paixão e dedicação à arte.
Rui Skate começou a tocar teclado aos 13 anos, quando ganhou um instrumento de um amigo. Sem orientação ou professor de música, ele se auto aperfeiçoou, fazendo descobertas e desenvolvendo técnicas próprias. “Depois de um começo difícil, consegui adquirir outros instrumentos mais evoluídos a partir de amigos e familiares”, conta Rui.
Em 1999, Rui fundou o Grupo Projeto, que considera o seu melhor momento na música, que incluiu mais seis integrantes, Jair-vocalista; Nilton Gonçalves-teclista; Edson Évora-guitarrista; Alexandrino Ferreira-baixista; Djoy Barros-baterista; Theo Cruz-Baixista.
“Foi a base, o que me deu reconhecimentos e oportunidades em tocar em vários palcos em Cabo Verde”, afirma.
O grupo compôs músicas conhecidas, como “Grogue d’Kà Muchim”, e terminou em 2004. Depois disso, Rui seguiu uma carreira solo e acompanhou artistas que o convidaram.
Rui Skate já actuou com vários artistas renomados, como Zeca Di Nha Reinalda, Cremilda Medina e Zé Delgado. Ele considera que o projeto que teve o prazer de participar foi o de Suzana Lubrano, no qual actuou por três anos. “Senti realmente ser teclista de Suzana Lubrano”, afirma.
Para Rui, a música é mais do que uma arte, é uma paixão, conexão e felicidade de ver pessoas felizes através dela. “Não consigo imaginar a minha vida sem música”, confessa
O nosso “talento” tem projectos em andamento, incluindo a produção de suas próprias músicas, o que seria a realização de um sonho. “Poder concretizar estes projectos e um dia ser eu a convidar pessoas a colaborar comigo”, diz.
