40
O Seleccionador Nacional, Chiquinho Conde, é para nós a figura do ano.
Sustenta a nossa escolha o facto de ter voltado a ser grande comandante da campanha vitoriosa da nossa selecção durante o ano 2024.
Depois de um grande suspense em relação à renovação do seu contrato com a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Chiquinho deu a volta por cima e, com apoio dos amantes do desporto, e não só, mesmo contra vontade expressa da FMF, conseguiu a renovação por mais dois anos e colocou os “Mambas” na senda de bons resultados.
Chiquinho é o espelho do espírito combativo e brioso dos “Mambas”, um verdadeiro c o – mandante, o que faz merecer grandes elogios dos jogadores que até adoptaram uma música em sua homenagem, geralmente entoada antes e depois dos jogos.
Está no cargo de seleccionador nacional desde Outubro de 2021 e, de lá a esta parte, mudou tudo na Selecção Nacional: Mudou a forma de ser e estar e os resultados estão aos olhos de todos, sendo neste momento o seleccionador nacional com mais vitórias e o único que conseguiu levar Moçambique a três competições continentais. Já apurou os “Mambas” para duas fases finais do CAN, 2023 e 2025, e para o CHAN2022, prova que teve lugar na Argélia. Leia mais…