Com o objetivo de estimular a cultura de inovação e capacitar as equipes de negócio das secretarias estaduais de Mato Grosso para o uso de tecnologias emergentes, o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (ceIA.MT) promove, de 4 a 6 de novembro, o Hackathon de Inteligência Artificial (IA). O evento acontece no SENAI HUB, em Cuiabá, das 8h30 às 12h. e reúne participantes em uma maratona de inovação voltada ao desenvolvimento de soluções práticas e protótipos com o uso de ferramentas de IA.
A iniciativa busca capacitar servidores e empregados públicos para o uso das plataformas modernas de desenvolvimento de sistemas, com o propósito de desenvolver soluções que otimizem processos internos e melhorem a entrega de serviços públicos. Participam 43 profissionais das áreas de tecnologia e gestão, representando as diversas secretarias do Poder Executivo Estadual.
Durante os três dias, os 43 participantes vivenciam uma imersão que combina aprendizado prático e trabalho em equipe. No primeiro dia, o evento contou com falas institucionais de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e da Xertica, parceira técnica responsável pela condução das atividades. Em seguida, os instrutores apresentaram conceitos fundamentais sobre inovação, inteligência artificial e as metodologias que guiaram o desenvolvimento dos protótipos.
As etapas seguintes incluem workshops práticos, atividades guiadas de programação no AppSheet e mentorias personalizadas, conduzidas por especialistas da Xertica. O desafio final consiste em criar um protótipo funcional, integrando IA e automações, que solucione uma necessidade real identificada pelos representantes das secretarias participantes.
A formação é conduzida por um time de referência em tecnologia e inovação. Entre eles, o executivo Gerson Rolim, reconhecido como Top Voice em IA pelo LinkedIn e um dos Top 100 Global Influencers em Transformação Digital e Internet das Coisas (IoT); Marília Sturm, líder de relacionamento com setor público no Google Cloud; e os desenvolvedores Danilo Conrado, Gustavo Chequer e Matheus Lopes, especialistas em soluções como AppSheet e Google Workspace, com ampla experiência em projetos de transformação digital.
No encerramento, as equipes apresentarão seus projetos a uma banca avaliadora, formada por representantes da MTI, Seplag-MT, Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas (Sinova) e Vale do Pacú, que analisa os protótipos com base em critérios de aplicabilidade, inovação e impacto.
Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o Hackathon de Inteligência Artificial é mais do que uma capacitação técnica, pois é uma verdadeira maratona de inovação dentro do serviço público. “Ao reunir equipes de diferentes secretarias para desenvolver soluções criativas e tecnológicas, estamos fortalecendo uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo no Governo de Mato Grosso. Esse tipo de iniciativa traduz, na prática, o compromisso da Seplag em promover a transformação digital e preparar nossos profissionais para os desafios de um Estado cada vez mais inteligente, eficiente e voltado às necessidades do cidadão”, destacou o secretário da Seplag.
Para o adjunto de Planejamento e Governo Digital, Sandro Brandão, o Governo de Mato Grosso dá mais um passo importante rumo à modernização do setor público. “Este hackathon reforça nossa visão de que a inteligência artificial deve ser usada para potencializar o trabalho dos servidores e aprimorar a experiência do cidadão com os serviços públicos. A inovação só faz sentido quando melhora vidas, e o que estamos promovendo aqui é um Estado que aprende, evolui e inova com responsabilidade, ética e propósito”, ressaltou Sandro Brandão.
O evento é o primeiro promovido pelo ceIA.MT, em uma realização conjunta da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).
Fonte: Governo MT – MT